O QUE É VAGINISMO?
O vaginismo, também conhecido como Transtorno da Dor Gênito-Pélvica e da Penetração, é caracterizada por contrações espasmódicas e involuntárias dos músculos da parede vaginal no momento da penetração do pênis, o que torna o ato sexual doloroso ou o impossibilita.
É uma doença psicossomática em que, durante o sexo, a mulher sente desconforto e dores na região vaginal, levando muitas vezes à espasmos involuntários dos músculos pélvicos e de outras partes do corpo (nádegas, coxas, parte inferior das costas etc.) e até mesmo parada temporária da respiração.
A estimativa é que hoje 5 a 19% da população feminina mundial sofra com o vaginismo, o que pode ser um número bem distante da realidade, pois muitas mulheres tem receios e tabus para expor o que estão sentindo.
E, infelizmente pela falta de comunicação até mesmo com seu parceiro; a mulher começa a sentir-se insegura,causando sentimentos de culpa e frustração; distanciando-se ainda mais do seu parceiro.
Meu conselho: A comunicação é a maior ferramenta em um relacionamento. O outro não lê pensamentos, você precisa expor o que sente. Seu parceiro deve ser o seu maior aliado.
COMO É O TRATAMENTO DO VAGINISMO?
O tratamento na maioria dos casos deverá ser realizado com um trabalho atrelado do psicoterapeuta com uma educadora sexual que trabalhe com os exercícios de POMPOARISMO.
Vale resaltar que somente anestésicos locais, não são suficientes para resolver o vaginismo; eles dificultam ainda mais, fazendo com que a mulher tenha mais dificuldades para superar o vaginismo.
Se você sente dor no momento do sexo, procure ajuda o quanto antes!